60 estatísticas de blogs instigantes para descobrir agora mesmo!
Karol Andruszków
Os blogs existem há mais de duas décadas e passaram por muitas mudanças nesse período. Mas com o advento das mídias sociais, conteúdo de vídeo e outros canais de marketing digital, há um sentimento crescente de que o blog não é mais tão relevante quanto antes. Mas este é realmente o caso? Vamos dar uma olhada nas últimas estatísticas de blogs para ver o que elas nos dizem sobre a ascensão e queda desse antigo canal de marketing.
Os blogs estão mortos ou simplesmente evoluindo?
O blog é um dos canais de marketing digital mais usados de todos os tempos. Tornou-se uma indústria massiva, com milhões de blogueiros criando conteúdo e direcionando tráfego para seus sites todos os dias.
Mas, apesar de sua popularidade, muitos estão dizendo que o blog não é mais tão relevante quanto antes. Com canais de mídia social como Instagram, Twitter e Facebook, as pessoas podem compartilhar seus pensamentos e opiniões em tempo real, sem a necessidade de criar uma postagem no blog. E com o aumento do conteúdo de vídeo e podcasting, e a popularidade do Tik Tok, muitos estão questionando se o blog ainda vale seu tempo e esforço. Então, o que as últimas estatísticas de blogs nos dizem sobre o futuro desse canal de marketing?
1. Estatísticas de popularidade de blogs
Os blogs têm sido uma das formas mais populares de conteúdo online por mais de duas décadas, e os números continuam crescendo a cada ano. Com a ascensão da internet e o aumento do número de pessoas que a utilizam, a popularidade dos blogs disparou, tornando-se um dos canais de marketing digital mais usados de todos os tempos. Mas quão popular é o blog agora? As pessoas ainda veem isso como uma estratégia bem-sucedida para aumentar o tráfego do site e direcionar os usuários para o conteúdo?
- Em 2022, vídeos, blogs e imagens foram os tipos de conteúdo mais populares criados pelas equipes de marketing.
- Com mais de 600 milhões de blogs no mundo, de um total de 1,9 bilhão de sites, os autores estão produzindo mais de 6 milhões de postagens de blog diariamente , o que equivale a mais de 2,5 bilhões anualmente.
- 70% das pessoas preferem receber informações de blogs em vez de anúncios tradicionais.
- 68,52% dos entrevistados acreditam que os blogs dão credibilidade a um site .
✍ Key takeaway:
Os profissionais de marketing e as empresas não se cansam de blogar, e nem o seu público. Com um número impressionante de pessoas preferindo obter suas informações de blogs em vez de anúncios antigos e chatos, fica claro que o blog é o caminho a seguir.
Basta dar uma olhada no grande número de blogs ativos e posts de blog produzidos todos os dias! Isso é uma prova positiva de que o blog ainda é a espinha dorsal de uma estratégia de marketing digital vencedora.
2. Estatísticas de blogs B2B
Na era digital de hoje, o blog é um componente crítico para empresas que buscam alcançar e se envolver com seu público-alvo. Com o número de blogs B2B ativos e postagens de blog em ascensão, nunca houve um momento melhor para explorar o mundo dos blogs B2B.
- As empresas B2B recebem 2 vezes mais receita da pesquisa orgânica do que de qualquer outro canal.
- O tráfego de pesquisa combinada no setor B2B representa 76% de todo o tráfego rastreável .
- 71% dos compradores B2B relataram consumir conteúdo de blog durante o processo de compra .
- 47% dos clientes B2B visualizam de três a cinco postagens de blog antes de entrar em contato com um vendedor .
- 50% das empresas de comércio eletrônico B2B consideram o blog como sua principal estratégia de marketing .
- Os blogueiros gastavam em média 4 horas e 10 minutos escrevendo um único artigo em 2022.
- Os blogueiros B2B fazem parte de 4% dos blogueiros que escrevem artigos longos com 3.000 palavras ou mais .
- Os blogueiros B2B gastam 26% mais tempo em cada artigo em comparação com os blogueiros B2C.
- O artigo B2B típico tem 1.460 palavras, enquanto os artigos B2C têm 1.300 palavras, resultando em blogueiros B2B escrevendo artigos 12% mais longos em média .
✍ Key takeaway:
Blogging é um divisor de águas para empresas B2B. Com a pesquisa orgânica gerando alta receita, uma parte significativa do tráfego de pesquisa B2B e artigos longos construindo credibilidade e autoridade, não é de admirar que tantas empresas de comércio eletrônico B2B a escolham como estratégia de marketing. Os blogueiros B2B dedicam tempo para criar conteúdo atraente e, em troca, resultados impressionantes.
3. Estatísticas de resultados de blogs
O blog é uma ferramenta poderosa no mundo do marketing e dos negócios, mas como exatamente ele gera receita? Da pesquisa orgânica à influência no processo de compra - vamos descobrir o que está tornando os blogs uma máquina de geração de receita.
- A grande maioria dos blogueiros, 80%, relata resultados positivos de seus esforços de blog .
- De acordo com os profissionais de marketing, 60% veem estratégias de entrada, como SEO e conteúdo de blog, como sua principal fonte de leads de qualidade .
- Empresas com blogs de negócios tiveram um crescimento de 165% em leads , em comparação com empresas sem blogs que tiveram crescimento de apenas 73%.
- Os blogs de negócios comprovadamente geram 67% mais leads por mês .
- Os leads mensais para negócios com blogs aumentam 126% a mais do que aqueles sem.
- Mais da metade dos profissionais de marketing que usam o blog como tática consideram-no eficaz e 10% relatam ter o ROI mais alto .
- Os profissionais de marketing que priorizam seus esforços de marketing, inclusive tornando o blog uma prioridade, têm 13 vezes mais chances de obter um ROI positivo .
- Os profissionais de marketing costumam usar o tráfego como uma métrica para medir o sucesso de suas estratégias de marketing, classificando-se como a segunda métrica mais alta .
- Os quatro nichos de maior tráfego de blog são comida, estilo de vida, viagens e artesanato .
- O nicho de blog de culinária é o mais lucrativo, com uma média mensal de US$ 9.169 em 2022 .
✍ Key takeaway:
O blog é uma potência de marketing que gera resultados para empresas de todos os tamanhos. A maioria dos profissionais de marketing o reconhece como sua principal fonte de leads e a melhor maneira de obter o maior ROI. Especialmente lucrativos são nichos como alimentação, estilo de vida, viagens e artesanato. Mas ainda há espaço para conteúdo novo e envolvente e dar o primeiro passo como um blogueiro cujos resultados sobem o ano todo.
4. Estatísticas de conteúdo de blogs
- A qualidade do conteúdo é considerada o fator número um para o sucesso do blog .
- 41% dos blogueiros criam conteúdo com base em pesquisas originais .
- Os blogueiros que conduzem e publicam pesquisas originais têm 41% mais chances de obter melhores resultados .
- Que tipos de conteúdo os blogueiros estão publicando?
- Artigos de instruções (76%)
- Listas (55%)
- Guias e eBooks (formato longo) (43%)
- Novidades e tendências (43%)
- Opinião (38%)
- Entrevistas (34%)
- Conteúdo fechado (27%)
- Webinários (25%)
- Infográficos (24%)
- Resumos (22%)
- Guias e e-books (35%)
- Conteúdo fechado (35%)
- Infográficos (33%)
- Resumos (32%)
- Entrevistas (30%)
- Conteúdos longos tendem a receber 77,2% mais links do que artigos curtos.
- A duração média de um post de blog em 2022 foi de 1376 palavras .
- 66% dos blogueiros publicam conteúdo semanal, mensal ou intermediário. Os blogueiros que publicam de 2 a 6 vezes por semana têm 50% mais chances de obter resultados positivos .
- Encontrar tempo para criar e promover conteúdo (52%)
- Obter tráfego e atrair visitantes (46%)
- Criando conteúdo de qualidade de forma consistente (39%)
- Criar conteúdo suficiente de forma consistente (33%)
- A atualização de postagens antigas tem 2,8 vezes mais chances de resultar em bons resultados .
- A maioria dos blogueiros inclui de 1 a 3 imagens em uma postagem típica, mas uma pequena porcentagem cria artigos altamente visuais com 10 ou mais imagens. Os blogueiros que usam 7 ou mais imagens têm 2,3 vezes mais chances de obter bons resultados .
- Postagens com uma imagem a cada 75-100 palavras tendem a obter 2 vezes mais compartilhamentos do que aquelas sem.
- Um em cada quatro blogueiros adiciona vídeos aos seus artigos .
✍ Key takeaway:
Você pode experimentar a maneira mais criativa de melhorar seu conteúdo, mas ainda assim a qualidade é o número 1 para cada destinatário. Ao adicionar publicações consistentes, revitalizar postagens antigas, adicionar visuais atraentes e incorporar vídeos, você garante que todo conteúdo criado seja viciante, fazendo com que os usuários voltem para mais.
5. Estatísticas de promoção de blogs
Criar até mesmo a postagem mais envolvente do mundo não fará nada se os espectadores em potencial não souberem que ela existe. No entanto, qual é a melhor forma de divulgar um blog que vai gerar um fluxo gigantesco de tráfego? Vamos descobrir.
- Nos últimos dois anos, mais de 50% dos blogueiros acharam mais desafiador direcionar o tráfego do Facebook e quase um quinto do Google.
- Os blogueiros de renda mais alta colocam uma importância menor nas mídias sociais em comparação com os blogueiros de renda mais baixa.
- O conteúdo de formato longo tende a receber mais compartilhamentos sociais , mas há um retorno decrescente para artigos que excedem 2.000 palavras.
- Apenas 1,3% dos artigos geram 75% de todos os compartilhamentos sociais , tornando esses artigos "Postagens poderosas".
- Títulos com 14 a 17 palavras geram 76,7% mais compartilhamentos sociais do que títulos mais curtos.
- Os formatos de "Por que postar", "O que postar" e infográficos são ideais para criação de links e recebem em média 25,8% mais links de domínio de referência do que posts e vídeos de instruções.
- Os blogueiros de renda mais alta são 10,3 vezes mais propensos a utilizar promoção paga em comparação com os blogueiros de renda mais baixa.
- 60% dos blogueiros escrevem de 1 a 5 guest posts por mês , com um custo médio de US$ 77,80 por guest post pago .
- O alcance do influenciador é considerado o canal de promoção mais eficaz entre os blogueiros.
✍ Key takeaway:
Com o aumento da concorrência, está ficando cada vez mais difícil criar um blog de sucesso em pouco tempo. Mas há solução - agora é tudo sobre promoção paga, conteúdo longo e manchetes matadoras. "Por que postar", "O que postar" e infográficos são a chave para a construção de links e compartilhamentos sociais. Com a adição do alcance do influenciador, sua chance de sucesso aumenta rapidamente!
6. Estatísticas de receita dos blogueiros
Vale a pena tentar entrar no blog para ganhar muito? Ainda é uma parte lucrativa do marketing de conteúdo? Muitos transformam a paixão por blogs em uma máquina de lucro. Mas como entrar nisso para fazer do blog sua principal fonte de renda?
- A principal motivação dos blogueiros é ganhar dinheiro , com dois terços dos blogueiros citando isso como seu principal objetivo.
- O Google AdSense é o método preferido de monetização entre os blogueiros, seguido pelo marketing de afiliados.
- Os blogueiros de renda mais alta têm 2,5 vezes mais chances de vender seus próprios produtos ou serviços em vez de usar o Google AdSense.
- 45% dos blogueiros que ganham mais de $ 50.000 por ano vendem seus próprios produtos ou serviços, em comparação com apenas 8% dos blogueiros de baixa renda.
- A renda média dos blogueiros é de US$ 45.000 .
- Os blogueiros obtêm 42,2% de sua receita de afiliados .
COMECE AGORA
- Os blogueiros que ganham pelo menos $ 2.000 por mês usam Mediavine (42%) e AdThrive (32%) para seus serviços de anúncios .
- Os blogueiros de renda mais alta oferecem produtos, serviços ou testes gratuitos com 700% mais frequência do que os blogueiros de renda mais baixa.
- Os blogueiros de renda mais alta colocam ênfase significativa no SEO, com a pesquisa orgânica do Google sendo sua principal fonte de tráfego. Eles são 4,3 vezes mais propensos a realizar pesquisas de palavras-chave em comparação com blogueiros de baixa renda.
- O método mais popular entre os blogueiros para coletar endereços de e-mail é por meio de caixas de inscrição estáticas regulares .
✍ Key takeaway:
Os blogs como método de monetização estão em alta. A maioria dos blogueiros é motivada por ganhar dinheiro e, com métodos populares como o Google AdSense e o marketing de afiliados, o potencial de ganho é enorme. Mas não se trata apenas de anúncios e links de afiliados, blogueiros experientes também estão vendendo seus próprios produtos e serviços e colocando grande ênfase em SEO. E se você quiser levá-lo para o próximo nível? A coleta de e-mails por meio de caixas de assinatura é obrigatória.
7. Mais algumas estatísticas para blogs…
- 73% das pessoas admitem ler apenas as postagens do blog , enquanto apenas uma pequena porcentagem as consome totalmente.
- Postagens de blog com 7 minutos de duração recebem o maior engajamento .
- A taxa de rejeição típica do blog é de 82,4% .
- 15% dos indivíduos pesquisados lêem blogs para aumentar sua compreensão e envolvimento com uma marca .
- Apenas uma minoria de blogueiros monitora regularmente as análises de tráfego de seus blogs.
✍ Key takeaway:
Mesmo quando a maioria dos leitores são leitores superficiais, você ainda tem uma grande chance de despertar o interesse deles. Aumente o engajamento com postagens de 7 minutos enquanto considera sua marca para que seu público possa conhecê-lo melhor!
Estatísticas sobre blogs - resumo
A ascensão e queda dos blogs tem sido uma jornada tumultuada, cheia de altos e baixos. As estatísticas nos mostram que ainda há lugar para blogueiros no cenário digital de hoje, mas é importante permanecer adaptável e ficar à frente da curva. Seja você um blogueiro experiente ou apenas começando, é crucial se concentrar em fornecer conteúdo de alta qualidade, utilizando métodos de monetização eficazes e engajando seu público. O mundo dos blogs está em constante evolução, mas com a abordagem certa, o céu é o limite.
Leia também:
Karol é um empreendedor em série, palestrante de e-commerce m.in para o Banco Mundial e fundador de 3 startups, como parte das quais ele aconselhou várias centenas de empresas. Ele também foi responsável por projetos das maiores instituições financeiras da Europa, com o menor projeto valendo mais de 50 milhões de euros.
Tem dois mestrados, um em Informática e outro em Gestão de Marketing, obtidos durante os seus estudos na Polónia e em Portugal. Ele ganhou experiência no Vale do Silício e enquanto dirigia empresas em muitos países, incluindo Polônia, Portugal, Estados Unidos e Grã-Bretanha. Há mais de dez anos, ele ajuda startups, instituições financeiras, pequenas e médias empresas a melhorar seu funcionamento por meio da digitalização.